fbpx

Campanha Maio Amarelo 2021 promove ações de conscientização no trânsito em todo o Brasil. 

Em várias cidades brasileiras estão sendo realizadas ações da Campanha Maio Amarelo 2021, que está na oitava edição. Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, o movimento busca a redução de acidentes, uma das principais causas de morte no país. Em 2019, o Ministério da Saúde registrou cerca de 30 mil óbitos. A […]


Campanha Maio Amarelo 2021 promove ações de conscientização no trânsito em todo o Brasil. 

Em várias cidades brasileiras estão sendo realizadas ações da Campanha Maio Amarelo 2021, que está na oitava edição. Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, o movimento busca a redução de acidentes, uma das principais causas de morte no país. Em 2019, o Ministério da Saúde registrou cerca de 30 mil óbitos.

A iniciativa é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério da Infraestrutura, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, órgãos de trânsito nos estados e organizações da sociedade civil. Em razão da pandemia de Covid-19, os eventos serão realizados em formato virtual e as redes sociais serão bastante utilizadas. A mobilização deve chamar atenção para as boas práticas, como usar passarelas e faixas de pedestres, o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, o risco de usar celular quando estiver dirigindo e sobre a importância da utilização do cinto de segurança.

O movimento Maio Amarelo surgiu em 2014 para promover o tema da segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011, por isso as iniciativas ocorrem durante esse mês. Já a cor amarela, bastante utilizada na campanha, simboliza sinalização e alerta.

Entre 2021 e 2030, fica instituída a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é reduzir 50% dos acidentes no mundo. No Brasil, qualquer empresa, entidade ou órgão público poderá inserir a logomarca nas peças publicitárias da campanha do Maio Amarelo e utilizar gratuitamente.